BOLAS DE PÊLO


Quem tem gato em casa sabe que o bichano zela rigorosamente pela higiene, usando a própria língua para dar aquele trato na pelagem. Só que é quase inevitável acaba engolindo um pêlo ou outro até que... pronto, às vezes vomita um verdadeiro novelo peludo e quase mata de susto os desavisados. Isso é comum, especialmente em raças de pêlos longos, como angorá e persa.

A maioria dos proprietários de persa já tiveram a experiência de ver seu gato vomitar uma bola de pêlo (mais parecida com um charuto). Mas ao contrário do a maioria pensa, a bola de pêlo só é um problema se não for eliminada, através das fezes ou através do vomito, pois se não for eliminada causa uma obstrução do sistema digestivo que em muitos casos só pode ser eliminada cirurgicamente.
Na tentativa de se limpar, o gato persa engole uma grande quantidade de pêlos que formam assim a bola de pêlo. Para que as bolas de pêlo não se tornem um problema, a questão deve ser atacada em 2 frentes:

1) Escovação regular, com a retirada de pêlos soltos, sobretudo no período de troca da pelagem quando o problema tende a ser mais freqüente;

2) Através de rações ou produtos (geralmente em pasta, tipo aqueles saches que são vendidos em supermercados) que facilitem o transito intestinal com a conseqüente eliminação das bolas de pêlo que em muitos casos nem chegam a se formar.

Mas não é motivo para se preocupar seriamente se seu gato não tem o hábito de vomitar bolas de pêlo.

Para os gatos com dificuldade para expelir por meio do vômito os pêlos ingeridos, existem produtos para facilitar a saída pelas fezes. "Além de rações especialmente formuladas, há biscoitos à base de malte que favorecem o trânsito no intestino", Também existem pomadas que devem ser aplicadas nas patas ou no focinho. "O animal lambe essas regiões e engole sem querer o medicamento, que também ajuda o intestino" Lembre-se de que, antes de lançar mão de quaisquer desses recursos, é preciso ouvir a opinião do veterinário.


Petisco contra bolas de pelos dos gatos

A Total Alimentos fabrica um petisco para gatos chamado Feitiço Bolas de Pelo. Feitiço Bolas de Pêlos é um snack para gatos adultos que contribui para a prevenção e eliminação de bolas de pêlos, já que os gatos costumam engolir pêlos ao se lamberem, o que interfere na digestão dos alimentos e na eliminação das fezes. Essas bolas de pêlos podem ser prevenidas pela escovação regular do animal e uso constante de Feitiço Bolas de Pêlos